sexta-feira, 16 de setembro de 2011

X-MEN PASSO A PASSO PARTE TRÊS...

Prezados aspirantes a desenhistas de HQ...

Toda vez que me dirijo a um aluno me recordo daquela placa que tem na porta do Asilo Arkan; algo tipo “pense bem antes de entrar aqui” (não me lembro exatamente...)... Ai eu falo pro infeliz: “desista enquanto é tempo; vai estudar, fazer uma boa faculdade”, mas ele desiste? Claro que não. Desenhar é uma coisa infernal.

Lembro que há uns anos atrás eu tinha um grupo de três ou quatro alunos e ia lecionar uma vez por semana na casa de um deles... No primeiro dia de aula o pai do aluno anfitrião, muito obsequioso e preocupado com o futuro dos meninos me puxou pra um canto e perguntou: “isso dá futuro?”. Eu não tive dúvidas e me desembestei a falar (aliás, como é do meu costume) “que nada; é uma profissão difícil, ingrata. Eles vão passar a vida toda estudando para se depararem com um mercado de trabalho difícil e muitas vezes inexistente...”

Pronto. Mais uma vez eu havia sido sincero, honesto, bom cidadão e um professor ilibado e iria dormir tranqüilo.

Dias depois antes da aula semanal um dos garotos, o anfitrião, me abordou e foi logo falando “poxa Seabra, cê foi falar aquele monte pro meu pai agora ele ta puto comigo que eu to estudando desenho!”.

Morri de rir com a minha falta de tato, é claro.

Mais uma vez eu provava que não tinha o mínimo tino comercial...

Mas a despeito de tudo isso, passaram-se uns dez anos e hoje os meninos são grandes artistas, acreditem... Quanto ao mercado de trabalho, ah, esse não tem jeito mesmo.

Valeu a pena pros garotos? Isso somente eles podem responder.

Essa prancha acima, um A3 – 42 X 56 cms – é um passo a passo com os personagens da Marvel que iniciei em sala de aula, ministrando anatomia de super heróis, composição, traço, linha, contrastes, proporção dos personagens em relação uns aos outros, etc, mas tudo com a devida liberdade que esse gênero permite...

Reparem que certas posições e figuras mudam de prancha para prancha... Erros vão sendo corrigidos, idéias reconfiguradas, etc., até a artefinal... Que vocês só verão na apostila número 13, impressa, do Curso de Desenho Seabra (estou virando um bom comerciante).

Como diria o Stan... Excelsior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário