segunda-feira, 4 de abril de 2011

QUADRINHO NACIONAL

UM DIA FELIZ...

Acabo de receber os quatros primeiros números da revista APACHE, criada, escrita e desenhada pelo artista TONY FERNANDEZ e estou de queixo caído.

Numa época tão árida quanto a nossa em termos de mercado nacional de HQ é quase inacreditável para mim ver uma revista em quadrinhos comercializada em nível nacional. Parece mirage. (essa que editamos no fundo do quintal, com 100, 500 cópias e vendemos de mão em mão não vale... isso é "fanzine")

Além disso, fazer HQ já é um saco, fazer 48 páginas de HQ sozinho todo mês é coisa de guerreiro, de super-herói...

Cada número está melhor que o outro... Um pincel e pena maduros, gráficos, mais um cinza delicioso dá o tom às historias da índia seminua e guerreira - nada de amadorismo cheio de imagens que não conseguimos discernir e que dão impressão ruim.

Tony Fernandez sabe exatamente o que está fazendo e faz com rapidez e muito suor um trabalho, garanto a vocês todos, praticamente impossível de ser feito.

Enfim, espero que esse trabalho estressante dê frutos e digo mais, sinto sinal de mudanças no ar... E é através de guerreiros como Tony Fernandez (e o editor Marco Antonio Faceto Oliveira) que as coisas acontecem.

Pode parecer que não tem nada a ver mas ontem fui passear pela cidade com meu filho e do alto de um elevado ficamos olhando um puta monte de vagões de trem, agora inoperantes, estacionados numa via férrea e me lembrei que alguém falou (acho que o Tony) que um dos motivos maior para que nossos quadrinhos não alcancem todo o pais são os trens... Ou melhor, a falta deles.

No passado eram os trens que distribuíam nossas revistas pelo Brasil todo... Era uma distribuição eficaz e barata... Revistas como o Fantasma da RGE vendia 400 mil cópias por mês... Foi uma época de ouro.

Mas não temos mais os trens...

Temos somente uma distribuição cara e ineficaz via estradas que destrói qualquer boa intenção.

Parabéns ao Tony Fernandez pela criação da Apache e pelo trabalho monumental de conseguir manter uma periodicidade e parabéns ao editor Marco Antonio Faceto Oliveira à frente da Editora As Américas por acreditar e manter tal projeto.

Que tenham um futuro próximo próspero, vocês e nós leitores.

Um comentário:

  1. Em primeiro, lugar, mestre e querido bengala friend, Seabra... parabéns pelo Folog e por este Blog. Cara, essas apostilas estão show de bola! Adorei! Vc, como sempre, detona.
    Tb lhe sou grato, por seu comentário e pela divulgação de Apache (tanto aqui, qto no fotoloterra).
    Exatamente hoje, segundona, está chegando às bancas a quinta edição de Apache. Graças ao meu editor Marco Antonio Faceto, da ed. As Américas, e ao grande Manitu, que tá ajudando nosso justiceira indígena a continuar a cavalgar pelas bancas do país, a batalha para abrir espaço em banca pras HQs nacionais continua. A gente ainda chega lá. Vai chegar a hora e a vez das HQs nacionais! Pode ter certeza! Um grande mano amplexo, cowboy, e muito sucesso em suas empreitadas!

    ResponderExcluir