segunda-feira, 25 de março de 2013


ADAUTO SILVA

Estiloso, elegante, talentoso, maduro, profissional... Os adjetivos são muitos para definir a arte impecável de ADAUTO SILVA, esse jovem veterano artista dos quadrinhos, egresso de uma das mais bem sucedidas e perfeitas "escolas" de desenhista, a RGE - Rio Gráfica Editora; dum tempo em que uma bela quantidade de desenhistas tiveram a felicidade de trabalhar e produzir juntos, um aprendendo com o outro, num perfeito sistema de linha de produção diária, contínuo, onde jovens aspirantes aprendiam com mestres veteranos os primeiros traços, a forma precisa do esboço, da marcação, os contrastes, o jogo exato do preto e branco e a feitura da figura humana com graça e vigor. Mestres que por sua vez seguiam os ditames e tinham grande influência dos maiores desenhistas de tiras para jornais da época: Alex Raymond, Hal Foster, Miltion Caniff, John Cullen Murphy, Sy Barry, entre outros bambas. Desse amálgama, creio, se forjou o "estilo RGE" que, aliás, o Adauto é um dos seus maiores nomes.
Para vocês terem uma pequena ideia da qualidade do trabalho desse artista, se me fosse exigido uma lista dos dez maiores desenhistas de quadrinhos do Brasil, o nome de Adauto Silva seria imediatamente lembrado. A arte dele reverbera.
O motivo desse meu entusiasmo e esse meu breve comentário é que o nobre editor JOSÉ SALLES me enviou um belo pacote com as publicações da Editora Júpiter II e, entre elas, havia duas belas edições da coleção Romance em Quadrinhos, com desenhos de Adauto Silva e texto surpreendentemente bom do próprio José Salles; digo isso com surpresa porque, num mercado de trabalho escasso, quase inexistente, uma das queixas mais freqüentes era de que havia bons desenhistas, mas carecia de roteiristas, portanto achei incrível ver que a paixão do editor da Júpiter II pelos quadrinhos vai além do ato de editar. José Salles escreve com maestria.
A grande maioria dos autores brasileiros estão atolados entre dois temas: o gênero gringo super-heróis (que tanto gostamos) ou o cangaço. José Salles prova em suas publicações que se pode ir muito além, basta leitura e informação para se moldar um bom escritor (e uma pitada de talento)...
No seu Romance em Quadrinhos número dois ele mostra as aventuras e o romance de um soldado brasileiro no Haiti; nessa HQ, além duma bela narrativa, ele sintetiza muita informação, mas de uma maneira imperceptível, diluída, como manda um bom roteiro de quadrinhos. De quebra uma emocionante homenagem na página 29 a um oficial do exército brasileiro. Tudo sempre de uma maneira discreta, sem deixar o leitor esquecer jamais que está lendo uma publicação para se entreter e emocionar.
Grande abraço aos dois e obrigado pelas belas publicações.

Mais informações, acesse:
http://jupiter2hq.blogspot.com.br/2012/08/saiu-pela-cooperativa-jupiter-ii-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário