sexta-feira, 8 de março de 2013


Eu invejo o EMIR RIBEIRO.

Este jovem veterano e Mestre dos quadrinhos que sabe como ninguém escrever divertidas HQs, construir personagens, situações e criar heróis, acaba de lançar mais um gibi: VELTA & RAIO NEGRO número 3, publicado pelo entusiasta editor de quadrinhos nacionais, o nobre JOSÉ SALLES.
Temos duas HQs nessa edição: uma, "O Rapto de Marajoara", que, para quem não se recorda é a esposa de Roberto Sales, a identidade secreta de Raio Negro.
Aqui temos uma inusitada união do Por Art - vilão antológico criado pelo GEDEONE MALAGOLA e o GARRA CINZENTA, criação de FRANCISCO ARMOND e RENATO SILVA.
Pop Art é resgatado pelo Garra num ambiente que somente o fino humor do Emir poderia conceber.
Numa trama envolvendo familiares (especialidade desse prolífico autor/desenhista) que resgata o bom humor dos antigos gibis, a sordidez pela sordidez dos vilões que querem apenas e somente acabar com o herói da revista e se der tempo conquistar o mundo, onde há muita ação e muito suspense, coisa rara de se conseguir em 23 páginas de quadrinhos, Emir constrói tijolinho por tijolinho essa saborosa aventura, na verdade uma crônica, ou um conto preciso tão estiloso na sua maneira de ser, com finais duplos, sutileza e humor.  Haja síntese e talento.
No final da revista uma pequena pérola de cinco páginas; Raio Negro reencontra o Homem Lua, e mais uma vez os diálogos atualizados, corrosivos e bem humorados do Emir voltam à tona.
Finalizando, a obra do Emir merece um estudo acadêmico, um TCC... Caso alguém ainda não o tenha feito, fica aqui plantada a sugestão.
Em tempo: passado mais de 35 anos a VELTA continua com belas pernas  (vide páginas 23 e 24), rsss...
Um OSCAR pra você amigo EMIR, e parabéns sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário